Soluções

 

Sistema PHL - Personal Home Library

O PHL - Personal Home Library, é uma aplicação Web especialmente desenvolvida para administração de coleções e serviços de bibliotecas e centros de informações.



Foi concebido como uma alternativa moderna e eficiente às bibliotecas e usuários com poucos recursos (financeiro e de pessoal) e que pretendem organizar suas coleções, automatizar rotinas e serviços e/ou disponibilizar e compartilhar seus catálogos através da Web.

O PHL utiliza interface de uso intuitivo, não requerendo de seus usuários nenhum tipo especial de treinamento.

O padrão do registro utilizado pelo PHL se baseia no formato UNISIST/Unesco, muito mais simples que os antigos formatos anglo-americanos* (MARC, USMARC, UKMARC, UNIMARC, MARC21, etc) e proporciona aos bibliotecários a descrição eficiente e precisa de qualquer tipo de informação independemente de seu suporte. É um formato moderno, de baixíssimo custo de implementação, de comprovada eficiência e adotado como padrão nos organismos internacionais e nas grandes redes mundiais de informações (BIREME, AGRIS, FAO, INIS, etc).

Os PHL foi desenvolvido em XML IsisScript interpretada pelo software WWWisis©Bireme, diponível para todos os sistemas operacionais (Linux, FreeBSD, Windows, HP-UX, etc.). Com o PHL é possível buscas simultâneas em várias bases de dados e importação de registros de outras bibliotecas através do protocolo HTTP, em substituição a protocolos tipo Z39.50, o que vem diminuir substancialmente o custo de instalação e manutenção. O PHL utiliza base de dados no padrão CDS/ISIS-Unesco.

O PHL foi publicado pela primeira vez, em maio de 2001, no servidor do Uniritter disponibilizando na Web, os catálogos e serviços da Biblioteca Dr. Romeu Ritter dos Reis da Sociedade de Educação Ritter dos Reis (Porto Alegre - RS), tornando-se a primeira biblioteca brasileira a integrar, através da Web, e em tempo real, todos os serviços e rotinas (Aquisição, Tombamento, Catalogação, Kardex, Empréstimo, Renovação, Reservas, DSI, etc.)

Desde a data de sua publicação, o PHL passou a ser distribuídos gratuitamente incentivando e dando suporte às bibliotecas para sua implementação e utilização em estações monousuária.

A partir deste período, centenas de bibliotecas passaram a utilizar o PHL e contribuir enviando sugestões. Em julho/2002 contabilizamos 975 downloads e 28 bibliotecas se licenciaram para sua adoção em ambiente de rede (intranet/internet). Hoje, já contamos com mais de 700 bibliotecas usuárias do PHL, sendo que dezenas delas já disponibilizando seus acervos na Web.

Prof. Elysio Mira Soares de Oliveira
Bibliotecário e Documentalista - CRB8-3650
Consultor em Ciência e Tecnologia da Informação
Ex. United Nations/PAHO Database Management
Diretor da InfoArte

 

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

 

#emporiodomcasmurro

Tel: (48) 97400.2025  |  Email: emporiodomcasmurro@gmail.com

​Copyright © 2018-2020. Todos os direitos reservados  - Desenvolvido por Única Gestão​